fbpx

O que fazer em Alter do Chão? Roteiro de até 7 dias!

Share Article

Separei essa seção por dicas a serem incluídas no seu roteiro dependendo do número de dias disponíveis que você tem para conhecer Alter do Chão!

Reparem que não há atividades voltadas exclusivamente para crianças, então, é preciso levar em consideração o perfil de viagens da sua família. O meu filho, por exemplo, ama o mar e passeios de barco, então, ele aproveitou muito todo o roteiro que fizemos!

Mas, como em todo o lugar, vale a dica de sempre levar um lanchinho e uma comidinha de emergência para as crianças, pois, as vezes as paradas no almoço podem demorar um pouco mais e se a gente já fica emburrado com fome, imaginem as crianças!

Fora isso, é explorar de forma lúdica o cenário amazônico e as belezas dos rios Tapajós e Arapiuns !

Roteiro de 1 dia

Se você tem apenas 1 dia para aproveitar Alter do Chão, recomendo ficar explorando a Ilha do Amor.

Para chegar na Ilha, é necessário fazer uma travessia de poucos minutos até ela e há vários barcos disponíveis ao longo das margens do Rio.

Também ficam vários barqueiros da associação local que oferecem os passeios. Eu recomendo o passeio com o sr. Ednaldo (93 – 991259453), que nos atendeu super bem durante nossos passeios e inclusive saiu do roteiro conforme os nossos pedidos!

A Ilha do Amor foi eleita pelo jornal The Guardian como uma das mais bonitas do Brasil então, se você tem apenas um dia aproveite a estrutura de quiosques que existe na praia e desfrute o cenário. O lado da ilha onde ficam as mesinhas também é conhecido como Lagoa Verde.

Depois de aproveitar a praia, que tal iniciar uma trilha? De lá você pode seguir a trilha para a Serra da Piraoca. Depois de cerca de 1h de subida, é possível ter uma vista panorâmica de toda a região.  Essa parte do passeio nós dispensamos  por conta do  baby.

Se ainda tiver disposição (ou fizer como nós e pular a parte da trilha), você pode alugar um barco para assistir ao por do sol na ponta do Cururu. O barco de deixa em um banco de areia no meio do rio e eu não tenho nem palavras pra descrever como é lindo ver o sol caindo em direção ao rio. Acho que foi o por do sol mais lindo que já vi na vida e se você der sorte, ainda terá a companhia de botos tucuxins ou cor de rosa no local.

A noite, aproveite para explorar a pracinha central da cidade, com várias opções de comidinhas regionais e outras tradicionais. Foi por lá que provamos pratos típicos como o tacacá, a maniçoba e o arroz paraense. Ah, e claro! Não deixe de experimentar os sorvetes regionais e o açaí! Recomendo o açaí da Ana (na rua lateral da pracinha). Se for fim de semana, o local se torna ainda mais animado com a presença do Carimbó, dança típica paraense, no local!

Roteiro de 2 dias

Se você tem mais de um dia disponível, é preciso pensar na hospedagem! Eu recomendo o hotel Mirante da Ilha que nos acolheu super bem durante nossa passagem por lá e tem uma vista ótima da Ilha do Amor.

Nesse segundo dia recomendo um passeio para conhecer as praias de Rio, que geralmente passa pelas praias de Pindobal, Jurucuí, Caxambu e pela ponta do Muretá.

A noite, recomendo se aprofundar mais na cultura local participando da Piracaia, uma espécie de lual tradicional da região!

Roteiro de 3 dias

Se você tem 3 dias para explorar Alter do Chão, recomendo dedicar um dia para o passeio de barco pelo lago verde e pelos Igarapés. Eu não sou muito adepta de trilhas, mas os igarapés que fomos foram bem tranquilos e não tivemos problemas para levar Lucas no colo por eles. E o pouco esforço que teve foi plenamente recompensando por uma paisagem linda do curso de água em meio a floresta.

Após o passeio, uma boa pedida é conhecer a Casa de Saulo, um restaurante com uma comida maravilhosa e uma vista deslumbrante. Não é exatamente perto do local (fica entre Alter e Santarém), mas vale a pena conhecer!

Roteiro de 4 dias

Se você tem mais de 3 dias em Alter do Chão, recomendo que comece a explorar os destinos vizinhos.

Nesse 4º dia, por exemplo, você pode explorar Santarém.

Comece o dia fazendo o roteiro do Encontro dos Rios, que, além de te levar pra ver de perto o encontro do Rio Tapajós com o Rio Amazonas, também passa pelas praias de Pajucara, Arariá e Maria José.

Se quiser conhecer mais praias, existe um outro roteiro que passa pelas praias de Jutuba, Jutubinha e Tapari ( que são mais reservadas, em meio ao rio) e a Praia de Ponta de Pedras, uma das mais conhecidas da região.

Em Santarém também é possível fazer um tour mais histórico, passando pela Igreja de Nossa Sra da Conceição, pelo Museu Histórico e pelo Mercadão.

Se curtir artesanato, vale a pena visitar o Chico Rei. Foi lá que comprei as cuias, que são bem tradicionais no Pará e feitas com um longo processo artesanal.

Roteiro de 5 dias

O quinto dia você pode reservar para conhecer a FLONA, a Floresta Nacional, onde é possível conhecer uma Samaúma Gigante, mas prepare o folego porque a caminhada é longa e é preciso reservar o passeio com antecedência, pois é necessário autorização para entrar na floresta. Esse passeio, não recomendo com crianças pelo desgaste físico.

Roteiro de 6 dias

No sexto dia você pode visita Arapiuns , onde é possível visitar a comunidade tradicional de Vila Coroca, passar por um meliponário e fazer trilhas ecológicas. A caminhada desse passeio é menos puxada que a do dia anterior, mas avalie bem suas condições de levar sua criança no colo (ou esperar na comunidade por algum tempo) antes de decidir fazer esse passeio.

Roteiro de 7 dias

Se você tem uma semana para aproveitar o local, recomendo que nesse dia você conheça Belterra, uma cidade vizinha famosa por ter sido construída por Henry Ford, com construções que remetem as cidades norte-americanas da época.

Viram que não falta possibilidades na região de Alter do Chão e Santarém, né? Antes de viajar, avalie o perfil da sua família e escolha as possibilidades que se adequam melhor a ela. Muita coisa é possível com disponibilidade e paciência, mas sempre com o cuidado de respeitar os limites de todos os membros da família!

Você também pode gostar:

#Viagens