fbpx

Alter do Chão: o que fazer com crianças?

Share Article

Dá pra curtir Alter do Chão, no Pará, com crianças?

Eleito em 2021 como melhor destino turístico nacional e escolhido pelo The Guardian como uma das praias mais bonitas no Brasil, Alter do Chão mais vem se destacando entre os amantes do turismo. Embora não seja um destino tradicional para crianças, é possível se divertir em família!

A nossa visita à Alter do Chão, no Pará, surgiu por ocasião do ENCOMTUR – Encontro Nacional de  Jornalistas e Comunicadores em Turismo, e, até então, o destino não figurava na minha lista de prioridades para conhecer. Confesso, que minha primeira preocupação foi se o meu filho, o Lucas de 3 anos, iria curtir a viagem, pois há atividades, que realmente não são muito apropriadas para os pequenos, como a visita à FLONA, mas, há várias outras atividades que podem ser realizadas e um cenário, que, por si só, já vale a visita.

Como chegar?

Alter do Chão fica a cerca de 40km do aeroporto de Santarém que é servido, principalmente, por vôos da Latam e da Azul. Porém, para quem vem do Rio como eu, por exemplo, não há como escapar de conexões.

O meu vôo de ida foi Rio (SDU) – Belo Horizonte- Belém – Santarém, pela Azul. A volta foi menos extensa: Santarém – Brasília – Rio.

Chegando no aeroporto, caso queira ir direto para Alter do Chão, minha recomendação é usar o aplicativo Urbano Norte, já que o Uber e o 99 não funcionam tão bem por lá. Se precisar de indicação de motorista, tenho o contato de um motorista que faz o trajeto…ele só pediu pra eu não expor seu telefone na internet, então é só me pedir por mensagem…

Considerando os vôos, o trajeto de carro e o cansaço natural, não recomendo que programem nada para o dia de chegada e saída.  Deixem a programação livre e se o cansaço não bater , é possível dar uma volta na vila, curtir a noite na pracinha ou, quem sabe, até uma prainha se for mais cedo, mas não recomendo fazer programação de passeios pagos nesses dias.

Preparem também as atividades para as crianças durante o vôo e permitam que elas descansem bem ao chegar no local, para que estejam bem dispostas nos outros dias.

Quando ir?

No caso de Alter do Chão as datas são muito importantes, pois, dependendo do mês que você for visitar o local, o cenário e o que fazer são muito diferentes.  Nos meses de seca (de agosto a novembro) o volume do Rio diminui formando as praias de rio, como nessa foto!

Criança na margem do rio Tapajós - Ilha do amor em Alter do Chão
Lucas na margem do Tapajós



Nos meses de cheia, a maior parte desse cenário é inundado e você pode aproveitar os passeios pelo Rio Tapajós e na floresta do entorno.

A maior parte dos turistas visita o local durante a seca, porém , fiz um trechinho de passeio de barco pela floresta e acredito que o cenário também deva ser mágico na cheia…é claro, que a proposta é outra! Se você quer pegar a praia, vá no período de seca.

O que fazer com crianças?

Mas em Alter do Chão, o que há para fazer com crianças? Não fizemos atividades voltadas exclusivamente para crianças, porém, certamente foi uma das viagens que o meu filho mais aproveitou. Ele ama o mar e passeios de barco, então, ele aproveitou muito todo o roteiro que fizemos, que foi, basicamente, o roteiro que recomendaria para algum adulto, casal, ou grupo de amigos.

Como em todo o lugar, vale a dica de sempre levar um lanchinho e uma comidinha de emergência para as crianças, pois, as vezes as paradas no almoço podem demorar um pouco mais e se a gente já fica emburrado com fome, imaginem as crianças! Fora isso, é explorar de forma lúdica o cenário amazônico e as belezas dos rios Tapajós e Arapiuns !

Aqui você vai encontrar um roteiro com uma lista de passeios para fazer dependendo da quantidade de dias que poderá ficar em Alter do Chão e região.

Você verá que boa parte dos passeios podem ser feitos com crianças (desde que elas curtam o mar e passeios de barco). As trilhas para os igarapés, por exemplo, são muito tranquilas, sem subidas, então, não tivemos dificuldades de fazer nem com a criança no colo. O que realmente não recomendo é o passeio para a FLONA e é preciso pensar bem antes de realizar o passeio para Arapiuns, mas fora isso, apesar de não ser um destino tradicional para crianças, há muitas possibilidades!

Dê uma olhada na lista e veja o que faz sentido para a sua família!

Você também pode gostar:

#Viagens