fbpx

Conheça as Regiões Turísticas do Rio de Janeiro

Share Article

Saia do senso comum e conheça mais sobre as Regiões Turísticas do Rio de Janeiro! Quando se fala em Rio de Janeiro, automaticamente se pensa na cidade do Rio, ou em lugares como Búzios, Arraial, Paraty e Angra. Mas Rio é muito mais do que isso.

Basicamente todo o Estado é dividido em regiões turísticas, cada uma com sua particularidade e tem atrativo para todos os gostos!

Eu moro aqui e ainda não consegui explorar tudo que gostaria no Estado, então, vai aqui um resumo do que você vai encontrar em cada pedacinho do RJ:

A Costa Verde (RJ) é caracterizada por Sua paisagem, com mais de duas mil praias e uma infinidade de ilhas. Além das conhecidas Angra e Paraty, tbm fazem parte da região Mangaratiba, Rio Claro e Itaguaí, que valem uma visita.

Composta por  Resende, Itatiaia, Quatis e Porto Real, a região das Agulhas Negras combina uma vegetação exuberante, cachoeiras e recantos paradisíacos com, o Pico das Agulhas Negras o ponto culminante do Estado do Rio de Janeiro.

O Vale do Café (RJ) é composto por Vassouras, Valença, Rio das Flores, Piraí, Engenheiro Paulo de Frontin, Paty do Alferes, Paracambi, Miguel Pereira, Mendes, Barra do Piraí, Pinheiral, Barra Mansa, Rio Claro, Paraíba do Sul e Volta Redonda que, na década de 1860 produziam 75% do café consumido no mundo e garantiam ao Brasil a condição de líder mundial na produção e exportação de café. Hoje cerca de 30 dessas fazendas estão abertas à visitação.

A Baixada Verde é formada por 10 de 13 municípios que compõe a Baixada Fluminense no Estado do RJ, sendo eles: Seropédica, Japeri, Queimados, Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis, Belford Roxo, São João de Meriti, Duque de Caxias e Magé.  Cerca de 1/3 do território verde preservado na região metropolitana do Rio de Janeiro está concentrado nesses municípios, onde  são encontrados parques, reservas ambientais e estações ecológicas.

O Rio dispensa apresentações…mas que tal conhecer a vizinha,  Niteroi? Além de boa gastronomia, há uma vista belíssima do Rio, é a 2ª maior cidade Do Brasil com acervo do arquiteto Oscar Niemayer.

A Serra Verde Imperial, além das conhecidas cidades de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, inclui também Guapimirim e Cachoeiras de Macacu. A região conjuga a beleza de sua vegetação com o charme de sua gastronomia requintada, atrativos culturais e oportunidades de compras, além de ecoturismo e montanhismo. 

Assim como o Vale do Café, a Região Caminhos Coloniais também possui fazendas históricas. é composta pelos municípios de Areal, Três Rios, Sapucaia, Comendador Levy Gasparian, São José do Vale do Rio Preto e Paraíba do Sul. Essa região é muito rica em belezas naturais e histórico-culturais

Composta pelos municípios de Itaboraí, Rio Bonito, São Gonçalo, Silva Jardim e Tanguá, a região turística Caminhos da Mata é conhecida pela sua preservação ambiental e por seus atrativos naturais e históricos. Silva Jardim, por exemplo,  abriga a Reserva Biológica Poço das Antas, primeira reserva biológica criada no país com o objetivo de resguardar o ecossistema de Mata Atlântica costeira.

A Costa do Sol é uma das Regiões Turísticas do Rio de Janeiro mais conhecidas, além das já famosas cidades de Búzios, Arraial do Cabo e Cabo Frio, tbm tem as cidades de Maricá, Rio das Ostras, Macaé, Saquarema, Araruama, Iguaba Grande, Casimiro de Abreu, São Pedro da Aldeia, Quissamã e Carapebus. As águas transparentes fizeram com que essas cidades estivessem na mira dos praticantes de mergulho.

A região Caminhos da Serra se caracteriza por preservar o modo de vida do interior, mas não fica tão distantes da capital. Compõem a região as cidades de Bom Jardim, Cantagalo, Carmo, Conceição de Macabu, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Santa Maria Madalena , Sumidouro, Trajano de Morais e São Sebastião do Alto. são um convite ao turismo rural, por suas fazendas e plantações, e também ao ecoturismo em atividades de aventura ou contemplação.

A Região da Costa Doce é formada por Campos dos Goytacazes, Cardoso Moreira, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra. mistura paisagens históricas, atrativos naturais, falésias únicas no estado, lindas praias, gastronomia de qualidade, infraestrutura hoteleira e um variado ecossistema formado por lagoas, rios, praias, mar e corredeiras perfeitas para esportes radicais.

A grande quantidade de rios, lagoas e cachoeiras caracteriza a região das Águas do Noroeste. A região é formada por Aperibé, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Italva, Itaocara, Itaperuna, Laje do Muriaé, Miracema, Natividade, Porciúncula, Santo Antônio de Pádua, São José de Ubá e Varre-Sai. O turismo na região das  tem como foco o ecoturismo, o turismo rural, o turismo religioso e a prática da pesca esportiva nos rios.

Muita coisa, não é? Qual região despertou mais o seu interesse? Confira mais textos sobre as regiões turísticas do Brasil!

Você também pode gostar:

#Viagens